Prontuário das Instalações Elétricas (PIE)

abr. 01, 2016

Prontuário das Instalações Elétricas (PIE)

O PIE (Prontuário das Instalações Elétricas), segundo o Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, é definido como um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores que organiza o conjunto de procedimentos, ações, documentações e programas que toda empresa deverá possuir, a fim de se obter as melhores condições operacionais e de segurança para o sistema elétrico operacional.


A implantação da NR10, através dos seus instrumentos, pode ser comparada a implantação de normas como a ISO14000 ou ISO18000, sendo os principais instrumentos o RTI (Relatório Técnico das Inspeções), o laudo técnico operacional do sistema de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), o Diagnóstico e o Laudo Técnico das Instalações Elétricas.


Todas as empresas com potência instalada superior a 75kW devem manter o PIE atualizado. Ele deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade.


O PIE deve conter um conteúdo mínimo que dependerá do porte e da complexidade das suas instalações elétricas. O conteúdo é abrangente e dependerá da capacidade da equipe técnica da empresa em diagnosticar, analisar e implementar as soluções adequadas de forma a garantir que:


  • As instalações elétricas da empresa estejam adequadas.
  • A empresa adquira somente os equipamentos e materiais adequados.
  • Procedimentos sejam elaborados e aplicados pelos trabalhadores.
  • Ordens de Serviços sejam emitidas.
  • Só sejam utilizados equipamentos ensaiados e testados.
  • Toda atividade seja precedida de uma Análise de risco.
  • Toda situação de Emergência seja atendida de forma padronizada.
  • As instalações elétricas sejam atestadas por meio de um laudo independente.
  • A empresa estabeleça os procedimentos administrativos necessários para uma eficiente gestão da segurança elétrica.
  • As especificações de EPI, EPC e demais equipamentos estejam disponíveis a todos os trabalhadores.
  • As instalações elétricas sejam mantidas adequadamente através de um plano de manutenção preventiva e / ou preditiva.
  • Sejam realizadas auditorias periódicas no sistema de segurança elétrica.


Imagem de um medidor em cima de uma mesa preta
01 jun., 2016
A versão anterior da ABNT NBR 5419:2005 apresentava uma recomendação de resistência de aterramento de aproximadamente 10 ohms para eletrodo de aterramento não natural, que desencadeou uma prática de avaliação de todo o SPDA através desse valor.
Imagem de um raio caindo
01 mai., 2016
Em 22/05/2015 foi publicada a nova ABNT NBR 5419; no formato de uma série de normas, a referência brasileira para Proteção contra descargas atmosféricas agora conta com quase 400 páginas divididas em 4 partes.
Foto de placas de energia solar
01 mar., 2016
Após sua aprovação no dia 24 de Novembro de 2015, a atualização da resolução normativa n.º 482/2012 da ANEEL entra em vigor nesta terça-feira, 01 de Março de 2016.
Share by: