Mudanças na ABNT NBR 5419 e melhorias para a segurança

mai. 01, 2016

Mudanças na ABNT NBR 5419 e melhorias para a segurança

Por Patrícia Lins de Paula. Link: http://universolambda.com.br/melhorias-na-nbr-5419/


Em 22/05/2015 foi publicada a nova ABNT NBR 5419; no formato de uma série de normas, a referência brasileira para Proteção contra descargas atmosféricas agora conta com quase 400 páginas divididas em partes, como se segue:


Parte 1 – Princípios gerais;
Parte 2 – Gerenciamento de risco;
Parte 3 – Danos físicos a estruturas e perigos à vida;
Parte 4 – Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura.


Esta estrutura da nova norma brasileira lembra bastante a referência internacional IEC 62305 – Protection against lightning (Proteção contra raios), que contém exatamente as mesmas partes.


A primeira parte da norma trata de premissas gerais a serem consideradas para o projeto de SPDA e Aterramento.


A segunda parte é o grande destaque da nova norma, estabelecendo os requisitos para análise de risco do projeto de SPDA e Aterramento, não apenas para definição do nível de proteção da instalação, mas trazendo diretrizes sobre medidas de proteção que devem ser tomadas para uma proteção mais efetiva de pessoas e instalações, dentro da tolerabilidade.


A terceira parte conserva boa parte do escopo geral da norma antiga, aplicável a projetos, instalação, inspeção e manutenção do SPDA e Aterramento, além de medidas mitigadoras para controlar tensão de toque e passo proveniente de descargas atmosféricas. Houveram mudanças neste aspecto quanto a materiais de condutores de captação e descida, procedimentos nos testes de continuidade e arquitetura de interligação dos condutores de descida.


A quarta parte da norma trata basicamente de aspectos gerais ligados à compatibilidade eletromagnética e medidas de proteção contra surtos atmosféricos para equipamentos elétricos e eletrônicos, nas fases de projeto, instalação, inspeção, manutenção e ensaio. Entretanto, cabe ressaltar que a parte de interferências eletromagnéticas e seu controle e proteção não é o objetivo da norma, cabendo consultar outras fontes, como a ABNT NBR 5410 e IEC 61000.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Sem sombra de dúvidas, principalmente a parte 2 da nova norma ABNT NBR 5419, sobre Gerenciamento de Riscos, é um grande ganho para segurança no projeto de SPDA e Aterramento, não apenas pela análise de riscos, mas principalmente pela avaliação de medidas mitigadoras de controle do risco, preservando a saúde e segurança de pessoas e a integridade de instalações e estruturas.


Imagem de um medidor em cima de uma mesa preta
01 jun., 2016
A versão anterior da ABNT NBR 5419:2005 apresentava uma recomendação de resistência de aterramento de aproximadamente 10 ohms para eletrodo de aterramento não natural, que desencadeou uma prática de avaliação de todo o SPDA através desse valor.
Imagem de um engenheiro trabalhando
01 abr., 2016
O PIE (Prontuário das Instalações Elétricas), segundo o Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, é definido como um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores que organiza o conjunto de procedimentos, ações, documentações e programas que toda empresa deverá possuir, a fim de se obter as melhores condições operacionais e de segurança para o sistema elétrico operacional.
Foto de placas de energia solar
01 mar., 2016
Após sua aprovação no dia 24 de Novembro de 2015, a atualização da resolução normativa n.º 482/2012 da ANEEL entra em vigor nesta terça-feira, 01 de Março de 2016.
Share by: